[email protected]

Saibamaiscomportamentodoconsumidorevendas

Entenda o comportamento do consumidor e venda mais

Acabou o tempo em que era normal o cliente apenas entrar nas lojas, dar uma olhadinha e sair sem levar nada. Não quer dizer que isso não aconteça mais, mas agora você pode analisar a situação e entender o comportamento do consumidor para elaborar estratégias que te ajudem a vender mais.

Para começar, é impossível negar o impacto que a internet e as redes sociais têm na decisão de compra. De acordo com um relatório da Criteo, empresa de publicidade online sediada em Paris, antes de comprar online, 72% dos consumidores pesquisam na loja física. 

Por outro lado, o inverso também é real, quando as pessoas compram online e retiram na loja ou buscam informações sobre o produto na internet para comprar na loja, pois o preço normalmente é mais barato. 

Isso mostra o crescimento de um caminho híbrido de compras e aumenta a necessidade de aprender a identificar os sinais que o consumidor dá ao longo do caminho. 

Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

As escolhas que o consumidor faz não são aleatórias, pois são influenciadas por fatores culturais, sociais, pessoais, psicológicos e demográficos, por exemplo. A seguir, vamos entender melhor cada um.

#1 – Culturais

Os fatores culturais envolvem o conjunto de ideias, comportamentos, conhecimentos, rituais e símbolos que têm relação direta com a maneira que o consumidor interpreta as coisas ao seu redor. 

Ou seja, tudo que as pessoas comem, vestem e usam é influenciado pela cultura em que elas estão inseridas. 

#2 – Sociais

Os fatores sociais são pontos importantes para serem analisados.

Mesmo quando os consumidores pertencem à mesma cultura, eles terão hábitos de compra compatíveis com seu círculo de amigos, classe e papel social. Isso porque o ciclo social deixa padrões pelos ambientes em que as pessoas vivem.

#3 – Pessoais

Estilo de vida, postura, valores, motivações e opiniões também contam na decisão de compra, uma vez que essas questões variam de pessoa para pessoa e vão além das influências sociais e culturais.

#4 – Psicológicos

Personalidade, estado emocional e capacidade de compreensão afetam diretamente o comportamento do consumidor, pois eles são motivados e afetados pelo inconsciente também. Quanto maior o vínculo desenvolvido entre marca e consumidor, maiores são as chances de compra e indicação, por exemplo.

#5 – Demográficos

Os fatores demográficos são aqueles que ajudam a classificar o consumidor através de questões como nacionalidade, gênero, profissão, entre outros. Através desses recortes é possível classificar as pessoas em grupos, entender o público-alvo e direcionar a comunicação para o público certo que sua marca deseja alcançar. 

Dicas para entender comportamento do consumidor

São vários fatores que influenciam o comportamento do consumidor, e para te ajudar a analisar a situação, observe pontos como: 

  • Pesquisa de mercado qualitativa;
  • Interações no site;
  • Comportamento na loja física;
  • Entenda os fatores pessoais;
  • Esteja atento à faixa etária.

Através disso você pode traçar estratégias mais assertivas junto à sua equipe de marketing que atendam às necessidades do seu consumidor e, assim, aumenta as vendas do seu produto ou serviço!

Conteúdo complementar: entenda como a jornada do consumidor afeta o seu negócio.

 

HAPO COMPANY

Localizada em Joinville/SC, a Hapo Company é uma assessoria de marketing com foco em alavancagem e otimização de processos de vendas através da internet.

Aqui você pode ter uma equipe de profissionais responsáveis pelo marketing do seu negócio.

Por isso, se deseja ter pessoas capacitadas e experientes para te auxiliar: agende uma consultoria GRATUITA conosco agora mesmo!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Posts Relacionados:
Pesquisar

Categorias: